Este Sítio Web é acessível via IPv6! "Pará eu te quero grande!"

terça-feira, 19 de maio de 2009

Caso sério: Um em cada 30 brasileiros possui hepatite B ou C

Esses são os dados da OMS - Organização Mundial de Saúde. No Brasil cerca de 4 milhões de pessoas tem em seu figado o vírus da hepatite B ou C. No mundo a situação é mais preocupante: um em cada 12 pessoas são afetados pela doença.
O problema é que essa é uma doença que age de forma silenciosa, muitas vezes o paciente não sabe que tem a doença, por isso, sem tratamento adequado a doença pode evoluir para cirrose, insuficiência hepática ou até câncer do fígado.
A transmissão da hepatite B ocorre quando o sangue ou fluidos do corpo contaminados pelo vírus, penetram na corrente sanguínea. Isso pode acontecer na hora do parto, por relação sexual, compartilhamento de seringas e agulhas e transplante de órgão ou tecidos contaminados.
Na hepatite C a principal via de transmissão do vírus é por meio do contato com sangue e secreções contaminadas. Ocorre por transfusão de sangue e derivados, compartilhamento de seringas e agulhas, uso de drogas intravenosas e manipulação de material contaminado por profissionais como paramédicos, bombeiros, policiais e manicures.
A hepatite B pode causar sintomas como o de um resfriado, quandoevolui, pode causar febre, urina escura, febre, pele amarelada e fezes esbranquiçada.
A hepatite C também dificilmente apresenta sintomas na fase inicial.
É muito importante fazer exames para a detecção da doença, antes que ela evolua para casos mais graves.
Para a hepatite B a prevenção é a vacina, para a do tipo C, não há prevenção.

Fonte: Hotnews (yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca

Pesquisa personalizada

Resultado