Este Sítio Web é acessível via IPv6! "Pará eu te quero grande!"

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Reconfiguração cerebral - já ouviu falar?

A americana Michelle Mack, de 37 anos de idade,nasceu com metade do cérebro mas fala normalmente. Segundo especialistas o lado direito de seu cérebro se 'reconfigurou' para assumir também as funções típicas do lado esquerdo. Reportagem publicada no site da CNN nesta terça-feira (13) conta como o caso da menina inicialmente desconcertou os especialistas, mas há dez anos, Jordan Grafman, chefe da Seção de Neurociência Cognitiva dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), diagnosticou o problema.
O pesquisador explica que 'Há algumas estruturas muito profundas que permanecem, mas a superfície do cérebro, o córtex, está 95% perdido e algumas das estruturas mais profundas, estruturas que controlam movimento, estão faltando. Todas são importantes para o movimento, o comportamento e a cognição', diz Grafman.
A única explicação, continua o médico, é que o cérebro de Michelle se reconfigurou, assumindo tarefas do hemisfério inoperante. Mas esse processo teve um custo. 'Michelle pode construir uma frase, pode compreender instruções, pode achar palavras enquanto está conversando, mas na verdade ela tem problemas em alguns aspectos do processamento visual-espacial.' Ainda segundo Grafman, Michelle também tem dificuldades na compreensão de conceitos abstratos e se perde facilmente em lugares com os quais não tem familiaridade.
Mas mesmo assim o importante é que o cérebro que possui inúmeros recursos, também consegue adaptar certas regiões para assumir função de outras áreas, processo que os especialistas chamam de reconfiguração cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca

Pesquisa personalizada

Resultado